inter impacto

O que é?

O Inter-Impacto Social é um novo conceito, criado pela Social Data Lab, para a Responsabilidade Social Corporativa (CSR) do século XXI. Significa benefício mútuo, ou seja, impacto recíproco, entre as organizações e os seus impactados (stakeholders).


Por que foi criado?

A bibliografia científica tem vindo a evidenciar o retorno económico (e financeiro) do Impacto Social das organizações, uma vez que este benefício é depois retribuído pelos impactados de diversas maneiras (ex.: maior produtividade, aumento das quotas de mercado, menos litigância jurídica, valorização em bolsa – dependendo do tipo de destinatário que estamos a considerar). Tornou-se, assim, imperioso estimar este retorno.

 

Como se estima?

Através de análise estatística multidimensional é possível explicar a variação do retorno a partir da variação do impacto. Tal permite saber como actuar, e em que indicadores actuar, para maximizar o retorno

Em muitos casos é ainda possível comparar os investimentos estimados para um determinado aumento expectável de impacto com o valor do retorno correspondente.