apresentacao
 

A Social Data Lab é um Laboratório de Análise Social que se dedica à produção e análise de informação de forma a aumentar o conhecimento sobre a sociedade, contribuindo assim para o desenvolvimento do bem social.

A Estatística e a Metodologia são a nossa resposta!
Qual é a sua pergunta? 
 

 

 apresentacao icon1 Metodologia
Produção de informação

 
icon1  Produção de informação

Planeamento de processos de recolha de informação nova, quantitativa ou qualitativa:

    • definição de amostras;
    • elaboração de questionários ou de guiões de entrevista;
    • realização de entrevistas em profundidade e condução de Focus-Group;
    • coordenação da realização, no terreno, de inquéritos de opinião ou estudos de mercado.

icon2  Recolha de informação

Definição das fontes e dos conteúdos para recolha de informação existente:

    • inventariação das fontes disponíveis;
    • heurística (análise crítica das fontes);
    • análise metodológica da origem da informação, quando os dados têm origem em inquéritos;
    • recolha bibliográfica, atendendo ao relevo científico dos autores e das obras. 

icon3  Validação metodológica

Avaliação da metodologia utilizada em processos de recolha e de análise de informação existentes e verificação da adequação das conclusões aos procedimentos metodológicos utilizados:

    • avaliação dos processos de amostragem e da dimensão e características das amostras obtidas;
    • apreciação dos questionários ou dos guiões de entrevista utilizados;
    • avaliação da adequação dos métodos de recolha aos objectivos propostos;
    • avaliação da adequação das conclusões aos resultados obtidos.

icon4  Aconselhamento metodológico

Proposta de melhoramento dos procedimentos metodológicos e estatísticos de processos de investigação existentes:

    • recomposição das características das amostras obtidas, nomeadamente através de processos de estratificação a posteriori (ponderação) e produção de novos resultados;
    • aplicação de técnicas estatísticas diferentes, e mais adequadas, e análise dos novos resultados obtidos;
    • relativização das conclusões obtidas em função de falhas técnicas detectadas nos instrumentos de recolha de informação (questionários ou de guiões de entrevista);
    • proposta de novas metodologias complementares.

icon5  Formação estratégica

Formação estratégica, dirigida a conceitos específicos e enquadrada em projectos concretos.

icon11  Para mais detalhes relativamente a questões metodológicas, consultar o livro Inquéritos e Sondagens - Dicionário, da autoria de um dos partners da Social Data Lab.

 apresentacao icon2 Estatística
Análise de informação

 
icon6  Análise descritiva simples

Elaboração de descritivos com as principais características da população observada:

    • distribuição das variáveis e eventual recodificação;
    • agregação de variáveis afins em índices mais globalizantes;
    • cálculo de percentagens, de médias e de desvios-padrão;
    • representação gráfica.

icon7  Análise descritiva relacional

Descrição das relações estatísticas que as variáveis apresentam entre si:

    • elaboração de tabelas cruzadas;
    • realização de testes de independência;
    • análise de correlação: intensidade da relação estatística existente entre variáveis;
    • análise de segmentação, para detectar, na população observada, grupos homogéneos de unidades com afinidades em relação a certas variáveis (análise de clusters e discriminante). 

icon8  Análise interpretativa

Identificação das variáveis ou factores que podem influenciar outras variáveis e como se dá essa influência:

    • análise de regressão múltipla ou logística;
    • análise causal e elaboração de modelos causais;
    • análise factorial;
    • modelo de equações estruturais.

icon9  Análise Preditiva

Projecção dos valores que uma determinada variável pode assumir no futuro, de acordo com a sua evolução passada e tendo em conta as relações estatísticas que tem com outras variáveis:

    • análise de regressão múltipla;
    • análise de séries temporais;
    • análise de coortes e projecções demográficas;
    • dinâmica de sistemas.

icon5  Formação estratégica

Formação estratégica, dirigida a conceitos específicos e enquadrada em projectos concretos.