Estudos Políticos e Eleitorais

estudospoliticos 0
Os inquéritos de opinião e as «sondagens eleitorais» estão cada vez mais presentes na nossa vida quotidiana. As «sondagens de boca-de-urna» fazem lei assim que fecham as urnas. No entanto, os Estudos Políticos e Eleitorais ainda se revestem de grande desconhecimento e ainda não convivem com um uso aprofundado da Estatística.


  Recolha de informação


  Análise e Interpretação

  • análise e interpretação dos resultados obtidos nas diversas fases da investigação;
  • identificação das fragilidades e dos elementos que carecem de investigação suplementar.


  Aconselhamento de projectos

  • como planear uma investigação?; Quais as fases?;
  • questões amostrais (Que tipo de amostras? Que dimensões? Qual é o «erro»?);
  • recolha da informação (Entrevista directa e pessoal ou telefónica?);
  • conteúdo da informação (Quais os indicadores mais importantes? Que perguntas fazer?);
  • elaboração dos instrumentos de recolha (Como formular certas perguntas? Em que parte do questionário as devemos colocar?).


  Formação estratégica

Sobre questões de Metodologia relacionadas com a área política e eleitoral (questões amostrais, métodos de recolha e conteúdos dos instrumentos de recolha).

 

  Para mais detalhes relativamente a questões metodológicas, consultar o livro Inquéritos e Sondagens - Dicionário, da autoria de um dos partners da Social Data Lab.

 
 icon projetos  Sucessos

De entre os vários exemplos de domínio público destacamos o da previsão com base em sondagens de boca-de-urna, iniciada, em Portugal, por um dos partners da Social Data Lab, em 1987.

Desde 1995, ou seja, nos últimos 20 anos, foram realizadas, em colaboração com as empresas METRIS, SEEDS e INTERCAMPUS, 10 previsões, para eleições legislativas (95, 99, 02, 05, 09, 11 e 15) e europeias (99, 04 e 09). O erro médio obtido por partido (diferença entre o valor previsto e o valor real), para o conjunto dessas previsões (61 desvios, em 10 eleições), foi de 0,57%.

Para conhecer estas previsões em detalhe, carregue aqui.